Transforme a decoração da casa com nova mão de tinta

Esse artigo foi criado pela equipe Magazine Luiza para o Reforma Barata

Assim como cansamos das nossas roupas e calçados, algumas vezes é normal sentirmos a necessidade de ter uma decoração diferente em casa. Afinal esse é um ambiente para o descanso e convívio em família e, por isso, sempre queremos vê-lo organizado e bonito.

Só de pensar naquele quebra-quebra das paredes e nos gastos com uma reforma, a ideia de mudar a decoração logo vai por água abaixo, não é mesmo? No entanto, fazer uma mudança radical e mudar a cara da sua casa é mais simples do que parece. Uma solução um tanto prática, que não requer muitos investimentos e ainda é capaz de mudar totalmente o visual da casa, é apostar em uma nova pintura.

Para que a nova cor não se torne um tanto cansativa e o ambiente adquira um ar mais tranquilo, arquitetos e designers de interiores aconselham investir em tonalidades neutras nas paredes que contrastem com a cor do mobiliário do ambiente. Quem tem móveis de madeira, por exemplo, pode contrastar a cor quente com um tom como o cinza ou verde nas paredes, já que estes são mais frios.

Aplicar tons de nude ou cores mais claras nas paredes é sempre uma boa alternativa para dar um toque mais suave ao ambiente. Além disso, essas tonalidades podem ser combinadas com o branco no teto, para dar mais amplitude e sensação de limpeza ao cômodo.

Uma dica interessante, segundo especialistas no assunto, é aplicar uma tonalidade off-White nas paredes do interior da casa, ou apartamento, e escolher os pontos que receberão impacto. Na sala isso pode ficar por conta de um jogo de sofá que tenha uma cor mais viva, uma bancada de trabalho feita de madeira ou então algum artigo decorativo colorido em laca para destacar mais o ambiente.Dentro dessa tendência também vale apostar na paleta de cores off-white, que são cores que fogem da intensidade do branco total, dando espaço a cores menos brilhantes, como o “branco sujo” que se pode variar até chegar ao bege. A delicadeza da cor atrai mais conforto e aconchego para a sala de TV, por exemplo.

Outra sugestão para quebrar o baixo astral visual é criar o contraste de cores nas próprias paredes, no entanto, isso deve ser feito mudando a intensidade de apenas uma cor. Caso a opção seja a cor verde, por exemplo, o indicado é colorir a maioria das paredes com uma tonalidade mais clara, como o verde-menta e deixar o tom de verde mais intenso para destacar somente uma das paredes.

Vale ressaltar que por mais que as escolha das cores seja pessoal e de acordo com a preferência dos moradores da casa, o melhor é evitar a aplicação de cores primárias, pois como são muito fortes, são difíceis de harmonizar com os demais artigos decorativos. Além disso, nunca se devem misturar as cores fortes a fim de criar uma tonalidade específica, é mais garantido comprar a cor já pronta.

Por fim, um detalhe muito importante antes de comprar a tinta, é levar em consideração a iluminação da sua casa, pois é ela quem deverá determinar a intensidade da cor nos ambientes. Cômodos que são mais escuros precisam receber cores mais claras, para não criarem um efeito tétrico.

 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *