Móveis planejados: vantagens, riscos e cuidados

Mobiliar a cozinha, os quartos ou o escritório com móveis planejados (ou modulares) é muito bom para otimizar os espaços, padronizar a decoração e personalizar a casa, já que são feitos sob medida e têm opção de diversos acabamentos diferentes, conforme o gosto do cliente.

moveis modulados 7

Essas vantagens justificam o investimento num projeto assim, ainda mais considerando que são móveis que ficarão lá por anos. Mas, para o investimento ser garantido e não dar dor de cabeça, é preciso tomar certos cuidados. Como foi mostrado em recente matéria do Fantástico, o número de reclamações contra lojas de móveis planejados praticamente dobrou nos últimos anos, reforçando a importância do cuidado na escolha do fornecedor. Os problemas mais comuns são: demora muito grande na entrega e instalação, produto final diferente do que foi encomendado e até lojas que fecham sem entregar, nem dar satisfação.

Pedir indicação entre amigos e familiares que já usaram o serviço, além de profissionais da área, como arquitetos e empreiteiros de reformas, é um primeiro passo. Mas também é importante pesquisar, no Procon, na internet e entre outros comerciantes da região, se é uma loja já bem estabelecida e confiável. Vale pesquisar no site Reclame Aqui, onde as pessoas colocam reclamações das mais diversas empresas.

Procurar por marcas já sólidas no mercado, como Todeschini, Evylyne, Linea Mobili, Italinea e outras, ajuda bastante. Mas um ponto muito importante em relação a elas é que raramente as lojas que levam esses nomes são de fábrica, a maioria funciona como franquias. Assim, diante de uma reclamação, o primeiro posicionamento da fábrica será dizer que não se responsabilizam pelas lojas que apenas vendem seus produtos.

moveis-planejados-06

Além disso, é importante visitar mais de uma loja para comparar orçamentos e serviços. Com o contrato em mãos, é preciso lê-lo com muita atenção e tirar todas as dúvidas. Sem vergonha de perguntar! Se achar necessário, peça alterações no documento – se acontecer algum problema posterior, ele é sua garantia e prova maior.

A loja deve enviar um profissional especializado para tirar as medidas do local e anotar outros detalhes. É muito importante que o projeto final são seja feito com base apenas nas medidas que o próprio cliente tirou. Em seguida, a loja monta monta um projeto e deve passar um orçamento confirmado e definitivo.

Com a instalação finalizada, vasculhe imperfeições. Note se portas e gavetas fecham direito, se alguma peça está riscada ou lascada. Se estiver, entre em contato imediatamente com a empresa, que terá o prazo de 30 dias para fazer a troca ou ajuste do material.

 

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *